Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Exóticos Invasores – Sugestão de Leitura

Livro Exóticos Invasores

O EcoClique teve acesso a um exemplar deste importante livro. Um trabalho esclarecedor e muito bem construído pelos autores. Copio abaixo o prefácio de Fernando Pacheco, que define perfeitamente a obra.

separador

Os processos de dispersão de espécies sempre ocorreram sem a intervenção humana, mas em taxas baixas. Trocas importantes de elementos da fauna e da flora aconteceram apenas de forma estocástica, por exemplo, quando grandes áreas entraram em contato, devido à diminuição do nível dos mares, decorrente das glaciações ou por conta da deriva continental.

Certos paleontólogos acreditam que algumas das extinções em massa podem ter sido desencadeadas a partir do contato entre populações antes isoladas.

Nos últimos cinco séculos, o homem vem promovendo a troca de espécies, em taxas elevadas, entre todas as regiões biogeográficas, o que representa um fenômeno nunca registrado na história do planeta desde que os continentes se separaram.

Por ter sido a capital do Brasil Colônia, Império Brasileiro e capital da República até a construção de Brasília, a cidade do Rio de Janeiro foi uma porta de entrada natural dos estrangeiros e das muitas introduções de animais, de forma deliberada ou acidental.

Esta introdução – a qual chamamos de bioinvasão de origem antrópica – é neste livro diligentemente abordada, tendo o estado do Rio de Janeiro como estudo de caso. Congratulo-me com Sávio Freire Bruno e Vanessa Trally Bard pela elaboração deste competente trabalho, duplamente importante, permitindo tanto a percepção da gravidade do problema, como eventuais tomadas de decisões melhor fundamentadas.

Fernando Pacheco

 

separador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, faça sugestões, participe.