Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Aplicativo para IPhone reconhece aves da Mata Atlântica

clip_image001

Em uma iniciativa inédita, o Planeta Sustentável, da Editora Abril, com o apoio do WWF-Brasil, lança o primeiro aplicativo inédito para celular voltado para a observação de aves. Tendo como foco a Mata Atlântica, o aplicativo “Aves do Brasil - Mata Atlântica” oferece ferramentas aos usuários para facilitar a identificação das aves, tornando a tarefa rápida e divertida com acesso a informações, fotos e cantos de 345 aves catalogadas.


O conteúdo do aplicativo foi baseado no livro Aves do Brasil, Uma Visão Artística, que reúne a obra do ornitólogo Tomás Sigrist, que desde 1986 estuda e desenha aves brasileiras. Conhecida como birdwatching, ou birding, a atividade de observação de pássaros vem ganhando adeptos no Brasil e movimentando um mercado que reúne pousadas e guias turísticos especializados em vários estados.  Hoje, o Brasil é o segundo país do mundo em diversidade de aves, segundo estatística do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (www.cbro.org.br).


Desenvolvido pela área de Conteúdo Digital do Guia Quatro Rodas, a pedido do Planeta Sustentável, o aplicativo permite ao usuário entrar com dados como cores predominantes e porte dos animais e reconhecer na hora a espécie por meio do banco de dados com imagens e cantos das aves. São 90 cantos e 205 fotos de aves da Mata Atlântica disponíveis. O descritivo dos hábitos de vida e o nome científico da ave também podem ser consultados.
O aplicativo permite interagir por meio da colaboração com o banco de dados de ocorrências. Contando com o dispositivo de geolocalização é possível registrar com precisão o avistamento da ave.


Outra possibilidade é compartilhar a foto da ave observada nas redes sociais, acompanhada das informações de sua localização, nome científico e descritivo de hábito de vida. No Twitter já está no ar o perfil @avesbrasil e no Facebook a comunidade facebook.com/avesbrasil.


Disponível para iPhone, iPod Touch e iPad, o aplicativo “Aves do Brasil - Mata Atlântica” é comercializado pela Apple Store com valor de download de US$ 6,99. Também já é possível baixar na loja on-line uma versão com 30 aves catalogadas para experimentação gratuita. Parte da renda obtida com a comercialização do produto será revertida para os projetos de conservação da natureza do WWF-Brasil.


Para baixar o aplicativo:
Versão Pro: http://itunes.apple.com/app/id398794177?mt=8
Versão Lite: http://itunes.apple.com/app/id398788397?mt=8

Um comentário:

Comente, faça sugestões, participe.