Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O nosso LAR pode também ser amigo do Planeta

“Você pode ser a transformação que deseja ver no mundo” – Gandhi

Com pequenos ajustes e pouco investimento você pode transformar a sua casa. Que tal, economizar nas contas, preservar sua saúde e ajudar a não estragar ainda mais o planeta.

Nós somos os responsáveis por inúmeros prejuízos quando acumulamos lixo, consumimos mais que o necessário, esbanjamos água, luz, combustível ou comida. Com pequenas mudanças podemos deixar de ser somente espectadores e ajudar a garantir a sobrevivência na Terra, além de melhorar a nossa qualidade de vida. Na animação abaixo algumas sugestões:
codebase="http://download.macromedia.com/pub/shockwave/cabs/flash/swflash.cab#version=7,0,19,0

" width="620" height="394" >

Fontes : Silvia Manfredi, diretora-geral da Associação Nacional de Arquitetura Bioecológica, Sabesp, ONG Sociedade do Sol, Portal do Consumidor, Governo Federal, Inmetro

Para você que vai reformar, decorar ou construir sua casa, outras dicas:

TELHADO Madeira de reflorestamento e telhas claras garantem o frescor da casa. Você também pode pintar com tinta branca a sua telha usada.

SALA Teto, divisórias, escadas e assoalhos de placas de bambu, eucalipto de reflorestamento ou madeira de demolição.

QUARTOS Paredes de vidro para garantir luminosidade. Colchas e cortinas com material reciclado. Usar interruptores com dimmer que regulam a intensidade da luz.

BANHEIRO Piso de cerâmica de cacos vitrificados. Instalar dispositivo que regula a vazão de água. Não jogar cigarro remédios vencidos, cotonete ou fio dental no vaso sanitário. Desligar as torneiras enquanto escova os destes ou enquanto se ensaboa. Usar a temperatura quente do chuveiro só quando necessário.

ÁREA DE SERVIÇO E COZINHA Água fria poupa 92% de energia em relação à água quente.Óleo de cozinha não deve ir para o ralo. Guardar e entregar numa cooperativa de catadores.

ELETRODOMÉSTICOS E CARRO Quando usar seu computador imprima só o necessário. Não deixar os aparelhos no modo stand by. Retirar os aparelhos da tomada ao viajar.

Manter o motor do seu automóvel regulado. A bicicleta pode ser opção para os pequenos deslocamentos.

Um bom exemplo de casa sustentável econômica é a CASA HOLCIN

Uma casa popular e sustentável que será vendida nas lojas de material de construção e com financiamento pela CEF(Projeto minha casa minha vida), faz parte de um projeto da UFRJ e da Cimenteira Holcim. O modelo de habitação tem aproveitamento máximo dos recursos naturais e foi concebido conforme as diretrizes da construção sustentável. O valor estimado para a venda incluindo material e mão de obra foi calculado em cerca de 45 mil reais.

O projeto atende atualmente a região Sudeste e está disponível, nesse primeiro momento, em revendas da Holcim, credenciadas de Vitória e do Rio de Janeiro, que irão comercializar este serviço em quiosques – permitindo a visualização das plantas em 3D. A idéia é que o consumidor possa adquirir o projeto fechado, pronto, e que mais se adapte às suas necessidades, já incluindo a construtora e todo o material que será usado na obra.

Saiba mais sobre a casa Holcim neste link

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, faça sugestões, participe.