Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Alimentos – Aproveitamento Total

legumes

No Brasil, setenta mil toneladas de alimentos são jogadas no lixo diariamente, o que torna esse lixo uma dos mais ricos do mundo.

Segundo o IBGE o desperdício do consumo doméstico de alimentos chega a 20%.

O combate ao desperdiço pode começar com o aproveitamento integral dos alimentos, com o que se escolhe para se colocar no prato ou simplesmente com uma boa escolha de compras no supermercado (comprar apenas o necessário).

A forma mais comum de desperdício doméstico é o uso inadequado dos alimentos. Talos, folhas e cascas são muitas vezes mais nutritivos do que a parte do alimento que estamos acostumados a comer.

Utilizar o alimento em sua totalidade significa não só economia mas também saúde e utilização dos recursos disponíveis, sem desperdício.

Uma pesquisa realizada na Internet, pelo Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, mostra que o uso integral dos alimentos ainda está distante da realidade dos lares brasileiros. Das mais de 1200 pessoas que responderam à pergunta “O que você faz com restos de comida(cascas, sementes, etc.)?”, 57,3% afirmaram que simplesmente jogam no lixo. Apenas 8,3% disseram aproveitar talos, cascas e folhas em outras receitas.

O consumidor aproveita apenas 40% dos alimentos vegetais, pois a princípio, as pessoas não vêem com bons olhos o uso de talos e cascas. No entanto, pesquisas mostram que conforme as pessoas vão aprendendo receitas criativas, fáceis e gostosas, entusiasmam-se com a economia e tornam-se multiplicadores da idéia.

Então, mãos a obra, confira algumas idéias e torne-se, também, um multiplicador do aproveitamento integral dos alimentos.

Panqueca Verde

Ingredientes:

1 xícara de chá de talos e folhas (espinafre, cenoura e beterraba) cortados e cozidos;Panquecas verde

1 xícara de chá de leite;

2 ovos

1 xícara de chá de farinha de trigo;

Sal a gosto

1 colher de sopa de margarina

Temperos à gosto

2 colheres de sopa de queijo ralado(opcional)

Recheio

6 xícaras de chá de talos e folhas bem lavados e picados

2 colheres de sopa de óleo;

1 cebola picada;

1 dente de alho picado;

Sal a gosto

Temperos à gosto

Dica: Você também pode escolher qualquer outro tipo de recheio do seu gosto, como queijo e presunto, carne, frango, ricota com espinafre ou frutas cozidas.

Modo de Preparo

Coloque os talos no liquidificador, acrescente o leite e bata até a mistura ficar homogênea. Passe a massa por uma peneira. Volte a massa para o liquidificador e acrescente os ovos. Adicione farinha, sal, os temperos, o queijo e margarina. Reserve

Para o recheio

Coloque o óleo em uma panela. Acrescente a cebola e o alho e deixe dourar. Acrescente os talos e folhas e água, se necessário. Adicione o sal, tampe a panela e deixe cozinhar.

Montagem da panqueca

Coloque a massa na frigideira untada de margarina ou óleo, espalhe bem e deixe fritar dos dois lados. Recheie as panquecas. Sirva quente.

Suco de Cascas de Frutas

Ingredientes:

3 xícaras de chá de cascas de frutas variadas lavadas e higienizadas; suco-cascas

2 litros de água;

Açúcar ou adoçante a gosto

Lavar bem as cascas, bater no liquidificador com água. A seguir, coar bem e adoçar a gosto.

Dica: Se preferir, utilizar a casca de apenas um tipo de fruta, como abacaxi, maçã, manga, uva.

Nutrientes presentes nas duas receitas: Vitamina A, C e E, Potássio, Fósforo, Cálcio, Sódio, Ferro, Iodo e Magnésio.

.

clique aqui e conheça um pouco mais deste blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, faça sugestões, participe.